



CENTRO DE AÇÃO CULTURAL - VM
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O tema proposto para este trabalho é um edifício para um Centro de Cultura na região da Chácara Inglesa- Vila Mariana- São Paulo.
[...] um centro cultural deve ser um pólo de cultura viva, proporcionando ao público liberdade de se fazer cultura e favorecendo a sua conscientização (NEVES, 2013, p. 11).
O tema surgiu pelo interesse em implantar um edifício institucional de uso público que contemplasse uma intervenção urbana.Em uma cidade como São Paulo os Bairros passam por transformações frequentes, na área de intervenção proposta pela instituição, a subprefeitura da Vila Mariana, não é diferente, o bairro esta passando por um processo de verticalização e especulação imobiliária, com isso as pequenas vilas em sua maioria por sobrados coloniais estão sendo substituídas por grandes conjuntos de condomínios residências e corporativos, daí surge o questionamento, qual relação estes novos empreendimentos tem com a vila que permanece ao seu entorno, para os antigos moradores da região resta assistir a completa descaracterização do bairro e perca de identidade, as ruas que outrora eram ocupadas por crianças brincando, hoje estão repletas de veículos que cortam o bairro para chegar ao centro expandido da cidade. As praças foram reduzidas a canteiros centraise rotatórias, as que ainda permanecem com sua forma original acabam sendo cercadas e subutilizadas como é o caso do terreno escolhido para proposta de intervenção.
A implantação de um centro de cultura com o enfoque em ações culturais visa preservar a memória da ocupação original do bairro, mas este espaço não deve apenas guardar a memória e apresenta-la aos novos ocupantes, deve ser um espaço que articule os movimentos culturais do passado que ainda subsistem na região com os novos usos e movimentos culturais. A proposta de um edifício público que se integre de maneira amistosa com o espaço urbano é outro fator que contribui para melhoria na qualidade de vida dos habitantes. Um dos objetivos do projeto é possibilitar maior integração entre a população local que reside nas ruas tradicionais da Vila Mariana e á população que trafega pela região para utilizar os equipamentos institucionais existentes no entorno, através da implantação de espaços de convivência, novas rotas de acesso, e preservação dos fusos tradicionais da região.