



TERMINAL INTERMODAL - PATIO DO PARI
O projeto consiste em um terminal intermodal localizado num terreno pertencente originalmente á São Paulo Rail Way (Pátio do Pari), hoje ocupada por dois nichos de comércio popular.
O complexo principal do projeto engloba uma estação de trens para a CPTM, um terminal rodoviário, um bicicletário e uma passarela que fará a interligação entre os dois lados da ferrovia e o acesso á estação, priorizando a circulação de pedestres e integração com a feira da madrugada. Morfologia Baseados no contexto de arquitetura contemporânea, buscamos inserir o complexo no terreno no terreno de forma sutil e leve, se adequando á topografia existente. A fim de melhorar as conexões foram pensadas diversas maneiras de transposição para tais questões, como a criação de passarelas, fazendo com que o pedestre siga um fluxo continuo e delimitado na estação, desenvolvendo novos eixos de interligação como ruas internas para ônibus, pedestre e carros.
Sua forma foi concebida a a partir das necessidades climáticas, como a preocupação da insolação e ventilação. Para a cobertura do terminal intermodal, buscamos uma solução que nos permitisse unificar os modais em uma única cobertura. Para isto optamos por uma cobertura em membrana tensionada sobre vigas metálicas, o que nos permitiu chegar á uma forma mais pura. Sua estrutura em formato de parabolóide metálica proporcionou o vencimento do vão interno da estação. Para obter uma melhor ventilação incluímos shads voltados para a fachada norte e brises voltados para a fachada sul. A Estação A estação ferroviária pensada para atender o padrão de locomotiva atualmente utilizado pela companhia de Transporte. O acesso ás plataformas deverá ser feito por um mezanino central que permite o acesso da quadra nordeste e sudeste as plataformas.Para facilitar o fluxo interno optamos por uma passarela central para embarque em ambos os sentidos, e duas passarelas perimetrais a estação para desembarque.
Terminal Rodoviário
O terminal foi projetado linearmente á estação ferroviária e a passarela, e deverá atender á 13 paradas de ônibus, que circundam na região fazendo a ligação com os terminais existentes no entorno ja consolidados na malha da cidade. A plataforma do terminal comporta as áreas de embarque, fluxo ,as áreas administrativas, banheiros e quiosques de alimentação sendo estes de em estrutura modular opcionais no layout final da plataforma.
Feira da Madrugada
Para criar uma melhor relação de ambos os lados da linha férrea foi proposto uma remodelação da feira da madrugada, realocada nas extremidades da quadra. O projeto da feira da madrugada disponibiliza as lojas de forma de forma mais harmoniosa com ruas internas para circulação livre de pedestres, sem perde sua característica original, sendo coberta por uma estrutura de membrana tensionada modulada poligonalmente, obtendo uma boa ventilação e iluminação.
Mezanino|Passarela
O mezanino projetado foi feito em concreto armado, o que permite maior agilidade no processo construtivo. A passarela no mesmo sistema do mezanino comporta as bilheterias, banheiros públicos, salas de controle e administrativo da estação. Para atender a acessibilidade inserimos elevadores, escadas rolantes, escadas fixas e rampas. Parque Linear Para melhorar a relação de todos os equipamentos projetados foi pensado um parque linear rente a avenida do estado, mantendo os edifícios da antiga São Paulo Rail Way e sua historia.